EN

PT

Histórico

Em 2005, a ID Logistics decidiu instalar uma unidade em Duque de Caxias/RJ. Na ocasião, três de seus executivos – Eric Hémar, Christophe Satin e Pierre Nahon conheceram a região e ficaram incomodados com a realidade da região, o que os fez refletir e os motivou a fazer algo para ajudar os jovens que moravam no local.

Determinados, convenceram outras pessoas para contribuírem com a causa por meio do investimento de recursos financeiros, tempo, apoio logístico e administrativo. Foi assim que o IDEBRA nasceu. O Instituto de Desenvolvimento Brasil-Esperança, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de Interesse Público surgiu para mudar a realidade e trazer esperança de futuro dos jovens da região.

O trabalho foi iniciado em parceria com a associação de moradores da comunidade e o primeiro parceiro foi a Confederação Brasileira de Vôlei. Naquele ano, 100 crianças participaram das aulas do Mini Vôlei. As primeiras ações da IDEBRA que, na época denominada como ID Esperança, tiveram o apoio do projeto “Eu vivo no Beira Mar”, com o objetivo de conhecer as necessidades da comunidade. Era extremamente necessário resgatar o valor daquelas pessoas e auxiliar na recuperação da autoestima.

Evento de início de atividades anuais da Idebra

De 2006 a 2009, o número de crianças atendidas subiu para 200. As atividades foram ampliadas com as oficinas de dança, artesanato e de cidadania, além de orientação profissional. Foram criadas a sala de leitura e o curso de informática.

Em 2010, o IDEBRA acrescentou a sua grade de atividades culturais e esportivas a Oficina de Audiovisual, Dança do Ventre e Hip Hop.

Em 2011 a 2013, além das atividades que já vinham ocorrendo, o IDEBRA focou na realização de um planejamento plurianual que resultou em seu fortalecimento institucional e na elaboração de novos projetos para os próximos 4 anos.

Em 2014, como parte do planejamento estratégico, as instalações do IDEBRA foram transferidas para a nova sede em uma localização que pudesse atender mais crianças e adolescentes, com melhor estrutura, com espaços mais adequados às atividades previstas.

Ainda neste ano foram retomadas as atividades na nova sede e com um diferencial: a realização de capacitações técnicas certificadas na área de logística, com finalidade de multiplicar conhecimento para estes jovens e abrir oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Evento de início de atividades anuais da Idebra

Fundadores

Eric Hémar e Christophe Satin, fundadores da IDEBRA

Trajetória

2022

Instituto inaugura nova unidade em Sete Lagoas, tornando Minas Gerais o primeiro estado com duas operações do IDEBRA. As demais localidades – Duque  de Caxias/RJ, Extrema/MG e São Paulo/SP – continuam suas atividades regulares.

Ampliando seu currículo educacional, ofereceu o Curso de Audiovisual, bem como módulos específicos de Excel, Comunicação e Oratória e Ética e Cidadania. Além disso, foram promovidas diversas atividades e ações sociais com as comunidades locais.

2021

IDEBRA lança a Academia de Profissões Logísticas para formar jovens e inseri-los no mercado de trabalho. Promove continuidade nas atividades em Duque de Caxias e Extrema e expande suas atividades para a cidade de São Paulo em parceria com a Associação ARCA do Crescer.

2020

Realização do curso Operações Logísticas em Duque de Caxias (RJ) e expansão das atividades com formações em logística no município de Extrema (MG), por meio da parceria com a Associação dos Moradores do Bairro Vila Rica e Prefeitura Municipal de Extrema. São iniciadas as formações em dança no formato online. IDEBRA se alinha ao Pacto Global da ONU com a adesão ao ODS 4, que prevê ações de educação de qualidade. IDEBRA passa a seguir as orientações do Pacto Global – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

2019

É realizado o intercambio internacional professoras de dança da Dinamarca, onde foram realizadas atividades de trocas de experiências com os alunos da IDEBRA.

2018

Início do CCDU – Curso de Capacitação em Danças Urbanas – com o objetivo de formar profissionais da dança para realizar o exame do Registro Profissional e conquistar a DRT para exercer a profissão formalmente.

2017

Jovens atendidos pela IDEBRA ingressam no mercado de trabalho nas áreas de logística e danças urbanas.

2016

Formações em Logística e Danças Urbanas são continuadas, são realizadas visitas técnicas em galpões logísticos para aprimorar o aprendizado dos jovens. Prêmio EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INOVAÇÃO E QUALIDADE e 1° EXPO LOG IDEBRA, ficou entre os 10 projetos sociais mais inovadores do estado do Rio de Janeiro – 2016.

2015

Início do projeto de Formações Profissionais em Logística para as comunidades em parceria técnica com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio, visando o lançamento de uma academia de profissões logísticas da sede do IDEBRA. São realizadas as formações esportivas na modalidade de futebol para a comunidade Vila Beira Mar. IDEBRA traz o professor e bailarino americano Eddy Morales para intercambio com os alunos atendidos pelo projeto através de um workshop na comunidade.

2014

IDEBRA inaugura sua nova sede, adaptada às necessidades do projeto e da comunidade. Inicia-se a primeira turma de Danças Urbanas, visando a criação de cursos profissionalizantes no segmento de dança. E realizada a formação em audiovisual para os jovens de Duque de Caxias.

2011

É reformulada a identidade da instituição passando a se chamar IDEBRA.

2010

A instituição recebe a visita de empresários com o objetivo de profissionalizar e melhorar a qualidade dos atendimentos.

2009

São realizados eventos comunitários com o objetivo de trazer toda a comunidade para mais próximo dos projetos.

2007

São realizadas atividades culturais e esportivas para a comunidade Vila Beira Mar.

2005

IDEBRA é fundado com o nome de ID Esperança.