EN

PT

Projetos

Prodesc

O trabalho do IDEBRA junto à comunidade tem suas bases no PRODESC – Programa de Desenvolvimento Sociocultural Comunitário.

Diretrizes do programa:

As atividades do IDEBRA acontecem em 3 estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A sede está localizada no município de Duque de Caxias e existem parcerias com a Associação Arca do Crescer, na cidade de São Paulo, e com as Associações de Moradores e Prefeitura Municipal, no município de Extrema.

Sede do IDEBRA, estruturada e dedicada integralmente ao atendimento das necessidades dos jovens de Duque de Caxias/RJ e região, na sua formação pessoal, profissional, criativa e cidadã. O espaço conta com sala de cursos, salão para múltiplas atividades e espaço de apoio ao jovem, além da administração e do escritório de produção.

Projeto de formação profissional, no segmento de logística, voltado para adolescentes e jovens. O objetivo é a profissionalização e o encaminhamento para o primeiro emprego no mercado de trabalho.

São realizadas capacitações técnicas certificadas, possibilitando aos alunos a oportunidade de praticar o que foi ensinado. Ao término das formações, teóricas e práticas, são oferecidas oportunidades de participação em processos seletivos em empresas da região.

O CCDU – Curso de Capacitação em Danças Urbanas – prepara o aluno para os desafios da profissão da dança no Brasil. Por meio de aulas teóricas e práticas, o aluno é formado para atuar no mercado da dança e, ao concluir o curso, ele pode participar do exame profissional oferecido pelo sindicato da categoria que lhe dá direito de exercer atividade profissional no segmento com a comprovação através do DRT (Registro Profissional).

A partir de 2020 as formações passaram a ser presenciais e online aumentando os atendimentos e expandindo o raio de atuação dos cursos.

Atividades voltadas para a formação e desenvolvimento criativo da comunidade nos segmentos de artes cênicas, eventos culturais e, também, na participação de festivais. São cursos livres e oficinas divididas por módulos e baseados no formato tripé – formação (desenvolvimento de competências), produção (realização de produtos artísticos) e difusão (apresentação e circulação dos produtos na comunidade), com o objetivo de oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver a criatividade e aprender as técnicas para expressão artística.