EN

PT

EX: WORKSHOP DE AUDIOVISUAL: UM DIA DE CRIATIVIDADE E APRENDIZADO NO IDEBRA!

No dia 11 de novembro de 2023, o IDEBRA foi palco de um encontro estimulante: um workshop sobre audiovisual, realizado na Câmara Municipal dos Vereadores. Com um público diversificado de 32 participantes, entre adolescentes, crianças e adultos, o evento promoveu uma imersão de 6 horas no universo do audiovisual.

A proposta do dia foi clara: explorar as possibilidades da plataforma EDUCOMLAB, uma ferramenta educacional dedicada ao universo audiovisual. Júlio Suñé, Anibal Clemente e Fabrício, lideraram a equipe do dia, proporcionando uma jornada enriquecedora.

A programação incluiu a exibição de oito vídeos aulas da plataforma EDUCOMLAB, abordando temas essenciais como roteiro, pauta, produção, pré-produção e pós-produção. Os participantes foram incentivados a pensar não apenas na criação de vídeos, mas também em como exibi-los em diversos contextos, como escolas, bairros e centros comunitários.

Os temas explorados foram amplos, abrangendo gêneros e formatos audiovisuais, planos e movimentos de câmera, iluminação, introdução à edição de vídeos e o conceito fundamental da educomunicação. A equipe de filmagem também recebeu destaque, com discussões sobre os papéis de cada membro dentro da produção audiovisual.

A interação não se limitou à tela. O workshop proporcionou um ambiente colaborativo, e, como parte do programa, o grupo foi dividido em cinco equipes de trabalho. Cada equipe foi desafiada a criar roteiros e pautas para a produção de vídeos curtos, estimulando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Na dinâmica, os alunos dividiram eficientemente as funções. Cada grupo teve roteiristas, editores, responsáveis pela filmagem, entrevistadores, atores e diretores. Essa abordagem multifuncional proporcionou uma experiência abrangente na produção audiovisual, promovendo a colaboração e a compreensão dos diferentes aspectos envolvidos.

Os participantes conceituaram suas ideias e aplicaram técnicas da produção audiovisual. Com o método de roteiros escritos, divididos em cenas, os grupos estabeleceram uma estrutura narrativa sólida para seus vídeos. As técnicas de corte e edição, incluindo o uso de efeitos, foram habilmente empregadas, resultando em vídeos finais que impressionaram pela criatividade e qualidade.

Ao final do workshop, os resultados foram notáveis. Ao todo, os alunos produziram cinco vídeos, um por grupo, com uma média de duração entre 1 e 5 minutos. Esses vídeos não apenas refletiram a criatividade dos participantes, mas também destacaram a aplicação prática dos conceitos aprendidos durante o evento.

Este evento fortaleceu a compreensão dos participantes sobre os elementos do audiovisual e, também, promoveu a criatividade e o trabalho em equipe. O IDEBRA, mais uma vez, se destaca ao oferecer experiências educacionais imersivas que vão além dos limites da sala de aula. O aprendizado prático e colaborativo é a essência de cada iniciativa, impulsionando os alunos para além do comum.

IDEBRA é uma Organização da Sociedade Civil voltada para a capacitação de crianças, adolescentes e jovens brasileiros desde 2005 com sede em Duque de Caxias/RJ.