EN

PT

7L: LIÇÕES DE CIDADANIA NO IDEBRA DE SETE LAGOAS

No dia 30 de agosto, a unidade do IDEBRA em Sete Lagoas/MG abriu as portas para uma jornada de aprendizado cívico. Nesse dia, 34 alunos do curso de Operações Logísticas tiveram a oportunidade de participar do módulo de Ética e Cidadania, ministrado por Cristiane Gomes, advogada e membro do departamento jurídico da ID Logistics.

A aula proporcionou uma reflexão sobre o significado e a importância da cidadania, abordando temas relacionados aos direitos humanos e pontos importantes da Constituição Federal. O objetivo era claro: capacitar os alunos não apenas teoricamente, mas também proporcionar uma compreensão prática de seus direitos e responsabilidades como cidadãos.

Uma das atividades práticas que marcaram o dia foi uma dinâmica envolvendo os alunos presentes, que foram divididos em grupos para debater e responder questões relacionadas aos Direitos Humanos. Além disso, os alunos foram desafiados a expressar suas visões e preocupações em um exercício de casa: criar um desenho que destacasse uma possível violação da Declaração dos Direitos Humanos.

No dia seguinte, 31 de agosto, o módulo continuou com a participação de 30 alunos. Os tópicos em destaque incluíram os principais deveres e direitos descritos nos artigos 5 e 6 da Constituição Federal, bem como aspectos relacionados aos campos do Direito do Trabalho e Direito do Consumidor. A aula resultou em uma atividade interativa chamada “Diário do Amanhã”, baseada em perguntas e respostas que ajudaram a mapear o perfil de cada aluno em relação às lutas pelos Direitos Humanos.

Mais uma vez, o Instituto reforçou seu compromisso com a formação integral de seus alunos, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para serem cidadãos conscientes e ativos em suas comunidades.

As aulas de Ética e Cidadania fazem parte do currículo de todos os cursos presentes nas unidades do IDEBRA, focando não apenas em enriquecer o conhecimento dos alunos, mas também os inspirar a serem agentes de mudança e a promoverem valores fundamentais em suas vidas e em nossa sociedade.

IDEBRA é uma Organização da Sociedade Civil voltada para a capacitação de crianças, adolescentes e jovens brasileiros desde 2005 com sede em Duque de Caxias/RJ.