EN

PT

SÃO PAULO: OFICINA MULHERES EM FOCO: EMPODERAMENTO E REFLEXÃO POR MEIO DA FOTOGRAFIA

Desempenhando um papel de extrema importância em diversos aspectos da vida moderna, a fotografia além de ser uma forma de expressão artística, também é uma poderosa ferramenta de comunicação visual. Por isso, durante o mês de abril a unidade de São Paulo do Instituto de Desenvolvimento Esperança Brasil – IDEBRA realizou a Oficina Mulheres em Foco, para as mulheres que buscam se autoconhecer por meio da fotografia.

Realizada em parceria com a Numen Produtora e patrocinada pela empresa Total Energies, a Oficina contou com a participação de 13 alunas atendidas pelo IDEBRA e foi ministrada pela fotógrafa Deka Carvalho, profissional com especializada, que atua na área há 10 anos. A atividade aconteceu do dia 10 ao dia 14 de abril, das 18h às 22h na unidade do IDEBRA, em São Paulo/SP, localizada na Arca do Crescer.

Mulheres em Foco é um projeto de empoderamento que visa valorizar a perspectiva da mulher contemporânea. O objetivo é proporcionar às participantes uma plataforma para expressar sua visão única sobre a sociedade e sua própria jornada como mulheres. A oficina de fotografia, deu às alunas a oportunidade de explorar diferentes formas de representação e narrativas visuais, mergulhando em temas relevantes e desafiadores que envolvem a condição feminina.

Ao encerramento da oficina, as alunas foram presenteadas com a exposição fotográfica, chamada “Essências Reais”, a partir do material produzido durante a atividade. Essa foi uma oportunidade de compartilhar as histórias e perspectivas com o público, estimulando um diálogo aberto sobre as questões da sociedade atual.

Essências Reais é uma exposição fotográfica que retrata a beleza das mulheres em suas cicatrizes e fortalezas. Cada imagem apresenta uma história única de superação e resistência, mostrando como as cicatrizes podem ser um símbolo de força e resiliência. Essas fotografias são um lembrete de que as experiências difíceis podem deixar marcas físicas e emocionais, mas também podem nos tornar mais fortes e corajosas. Essências Reais é uma homenagem às mulheres que enfrentaram desafios, mas que continuam a brilhar e inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo” – Descrição da exposição Essenciais Reais, São Paulo/SP.  

A iniciativa Mulheres em Foco é mais do que uma oficina de fotografia, é um movimento que capacita mulheres a se expressarem e se afirmarem, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Ao proporcionar a oportunidade de explorar a fotografia como uma atividade extra, o IDEBRA se torna ainda mais abrangente e prepara os alunos para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho de forma mais completa e multidisciplinar.

Para saber mais sobre essa incrível iniciativa acesse a página do projeto.

IDEBRA é uma Organização da Sociedade Civil voltada para a capacitação de crianças, adolescentes e jovens brasileiros desde 2005 com sede em Duque de Caxias/RJ.