EN

PT

RETROSPECTIVA IDEBRA DE 2022

Acompanhe a jornada do Instituto durante o ano de 2022

Em seu oitavo ano letivo, o Instituto de Desenvolvimento Esperança-Brasil ultrapassou barreiras e expandiu horizontes, priorizando a educação e promovendo a autoestima, não só dos jovens atendidos, mas também da comunidade em seu entorno, beneficiando centenas de pessoas direta e indiretamente.

Desde 2006, quando iniciou sua jornada para contribuir na educação e cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Instituto atendeu 3.515 pessoas diretamente e por meio da integração de ações socioculturais e educacionais impactou a vida de 24.936 pessoas ao longo de sua história. 

Durante o ano foram realizadas diversas atividades nas localidades do IDEBRA, em sua sede localizada em Duque de Caxias/RJ, como o curso de qualificação profissional em Operações Logísticas, que inclui capacitação em Empregabilidade e Mercado de Trabalho, Formação Social e Cidadania e Excel Básico. Já Extrema/MG contou com curso de Operações Logísticas e Capacitação Social, além da formação em Produção Audiovisual. O Instituto também inaugurou sua primeira turma de Operações Logísticas em Sete Lagoas/MG, tendo pela primeira vez em sua história, duas vertentes educacionais em um só estado. Por fim, a base do Instituto em São Paulo/SP realizou treinamentos em Logística, TI e Operações Comportamentais.

Visando contribuir para a saúde física e fortalecer a autoestima de seus alunos, o Instituto incentivou continuidade ao Curso de Formação de Danças Urbanas em parceria com a equipe CONDANÇA, nos formatos híbrido e a distância, e as oficinas de Zumba e Danças Urbanas.

Apesar dos desafios, foi possível atender a demanda nas quatro cidades onde o IDEBRA atua e dar continuidade ao CCDU Online, curso presente em plataforma de ensino remota que garante a abrangência do produto em território nacional.

FICHA TÉCNICA DOS CURSOS

A sede do Instituto, localizada em Duque de Caxias/RJ, conta com três capacitações:

Processos Logísticos de Armazenagem e Movimentação de Materiais

Carga horária: 42 horas

Descrição: Apresenta aos alunos uma visão sistêmica das operações logísticas, incluindo seleção de procedimentos e elaboração de fluxos nos processos de armazenagem e movimentação de materiais. 

 

Empregabilidade e Mercado de Trabalho

Carga horária: 40 horas

Descrição: Consiste em um programa sociocultural para jovens e adultos, moradores de comunidade de baixa renda, destinado a desenvolver a visão de futuro e competências pessoais que propiciem uma melhor inserção na sociedade e no mercado de trabalho.

 

Formação em Excel

Carga horária: 24 horas

Descrição: Formação voltada para criação de planilhas profissionais utilizando os principais recursos do Microsoft Excel.

Com certificação emitida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial o curso completo tem uma carga horária total de 106 horas.

Extrema/MG conta com as formações:

Operações Logísticas

Carga horária: 80 horas

Descrição: Introduz os alunos a realidade do mercado de logística, acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Legislativo e Executivo.

 

Produção Audiovisual

Carga horária: 40 horas

Descrição: Parceria com o Polo de Economia Criativa do Vale de São José dos Campos/SP, tem 3 meses de duração. Os atendidos são inseridos no universo audiovisual por meio de práticas e conceitos radiofônicos e de podcast e práticas e conceitos de audiovisual. Todos os participantes têm acesso a técnicas, teorias e práticas do audiovisuais durante o decorrer de todo o curso desenvolvendo produções práticas que abrangem diferentes gêneros e formatos audiovisuais.

São Paulo/SP conta com:

Operador de Logística (Logística Técnica, Informática aplicada e Módulo Comportamental)

Carga horária: 210 horas

Descrição: O curso é composto por Logística Técnica, com 8 horas semanais, Informática aplicada com 3 horas semanais e o Módulo Comportamental: Preparação para o mundo de trabalho, com dedicação de 3 horas semanais. A formação tem como objetivo apresentar aos alunos uma visão sistêmica das operações logísticas. O curso é realizado na Instituição Arca do Crescer localizada no bairro Vila Prudente/SP e acontece em parceria com a Arca do Saber e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Sete Lagoas/MG, possui:

Iniciação Profissional em Operações Logísticas

Carga horária: 80 horas

Descrição: Curso destinado à introdução no mercado de trabalho relacionado às Operações Logística. Inclui conceitos básicos de logística, procedimentos de armazenagem, gestão de compras e estoque e gestão de transportes.

 

Iniciação Profissional em Formação Social e Profissional

Carga horária: 24 horas

Descrição: Curso elaborado para jovens que buscam seu primeiro emprego ou desejam desenhar suas carreiras profissional. Conta com dicas para elaboração de currículo e práticas para participação em entrevistas, planejamento de carreira e desenvolvimento de habilidades sociais e liderança.

ACOMPANHE O IDEBRA NAS ATIVIDADES DE 2022

Ao realizar nossas metas abrimos portas para mais realizações e é com esse pensamento que agradecemos todos os envolvidos no Instituto de Desenvolvimento Esperança Brasil que proporcionam oportunidades e esperança para jovens e adultos. Nos acompanhe nas redes sociais para saber em primeira mão os planos que o IDEBRA tem para 2023 assim como novas oportunidades de formação.

IDEBRA é uma Organização da Sociedade Civil voltada para a capacitação de crianças, adolescentes e jovens brasileiros desde 2005 com sede em Duque de Caxias/RJ.